Publicado em 27 de Outubro, 2016 as 14:10
A determinação dos resultados-chave para medir a performance de marketing e de vendas é fundamental para manter o controle do seu negócio.
Muitas vezes somos confrontados com a fatídica pergunta: “como andam os negócios?”. Bom, se for uma conversa trivial, de elevador, fica mais fácil responder. No entanto, se o questionador quiser uma resposta completa, pode ser mais difícil resumir todos pontos, afinal, o estado de um negócio vai muito além de se estar vendendo imóveis ou não.
Para conseguir entender bem e ter controle sobre o negócio, você precisa determinar quais resultados são fundamentais para medir sua performance. Ter essas métricas pré-determinadas e constantemente atualizadas pode te dar a visão necessária para responder como estão seus negócios, além de permitir que você encontre oportunidades para otimização e corrija processos que às vezes exigem muito investimento para pouco retorno. Para isso, você precisa criar um mapa de métricas.
O mapa de métricas tem tanto a função de listar todos os resultados-chave para medição da sua performance, quanto a de elencá-los por ordem de relevância e interligar aqueles que se relacionam. Veja algumas métricas que você pode medir e monitorar para entender melhor como está seu negócio:
ROI
O ROI (Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento) é a métrica que irá lhe dizer qual é o seu possível retorno financeiro sobre todo o investimento que você fez para a venda de um produto. Ele pode ser dividido em categorias para você entender melhor a performance de cada setor, por exemplo: o ROI de marketing permite que você entenda qual retorno você pode receber a partir do seu investimento em marketing.
Por exemplo:
Tenho 40 unidades de um empreendimento para vender, e cada unidade deve ser vendida em média por R$ 200 mil, ou seja, tenho um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 8 milhões. Se desejo ter uma lucratividade de 16% sobre o valor do meu VGV, e pretendo investir 2% dele em marketing, meu ROI de marketing será de 700%. Ou seja, a cada R$ 1,00 investido em marketing, você irá lucrar R$ 7,00.
ROI Imobiliário
A DGBZ Marketing Imobiliário desenvolveu uma forma de calcular o ROI de marketing e deixá-lo mais fácil de ser entendido pelo mercado imobiliário. Seu resultado permite visualizar quantas unidades do empreendimento precisam ser vendidas para cobrir o investimento de marketing.
Continuando com o exemplo:
Se cada unidade custa R$ 200 mil e meu investimento será 2% do meu VGV, meu ROI imobiliário será de 5 unidades.
Existem muitas outras taxas que podem ser calculadas para representar cenários, facilitar seu entendimento e expor resultados. Se quiser saber mais sobre métricas para avaliar a performance de marketing e de vendas do seu empreendimento, entre em contato com a DGBZ Marketing Imobiliário.